Sociedade e sistema de feedbacks

17/05/2016 12:12

"Adam Smith afirma que cada um de nós age de maneita tal que, juntos, criamos a moral, a confiança, a civilização. Nenhum de nós tem esta intenção. Na verdade, segundo o filósofo, isso é algo que surge naturalmente, faz parte de quem somos. Ninguém planeja, por meio dos próprios atos, melhorar o mundo. Nós o fazemos sem pensar no assunto."

"Esses anseios e inclinações são círculos de feedback que têm o potencial de criar uma sociedade civilizada. O bom comportamento é incentivado pela aprovação. O mau comportamento é desetimulado pela reprovação. São esses os incentivos criados pelos que nos cercam - os espectadores efetivos dos nossos atos. Há também o regulador interno que levamos dentro de nós, o 'homem dentro do peito', a própria consciência de nossa amabilidade ou da falta dela. Esse guia interno - acionado ao imaginarmos um espectador imparcial - é um termômetro a mais."

"Mas o que Adam Smith defende é que a civilização é sustentada, em larga medida, por um sistema descentralizado de feedbacks, parecido com o que determina nossa opiniões sobre como tratar filhos quando eles de comportam mal. O feedback social que damos e recebemos influencia nosso comportamento e a conduta dos outros em resposta às nossas reações."

 

Russ Roberts, Como Adam Smith pode mudar su vida