Pondé e o ressentimento

30/10/2015 18:02

"Penso que a esquerda só atrapalha nosso esforço de compreensão das contradições do capitalismo, justamente porque ela é infantil e mitológica em sua visão de mundo."

"Não há integração ou organicidade nenhuma, nem essa bobagem de que está no modo falar: vivemos numa 'sociedade em rede' em que as pessoas se comunicam cada vez mais cosntruindo um mundo melhor. O fato de as pessoas se comunicarem e de haver relações econômicas globais e computadores 'que se comunicam', não implica 'redes' de significado integrado ou processual, isto é, não há nenhum avanço total da sociedade."

"Mas a alma contemporânea, essa ridícula, pretende recuperar espiritualidades mortas num fim de semana. Mistura budismo com seres de outras planetas como quem mistura molhos de comida étnica. No fundo, todos os deuses  que adoram estão a serviço de seus projetos pessoais. Um deus que serve ao homem não vale a pena ser adorado."

"É urgente sabermos que ter expectativas não é a mesma coisa que ter esperança. A primeira nos prende a uma ansiedade de controle do mundo; a segunda quando verdadeira, parte da consciência de que precisamos pedir ajuda porque não conseguimos atribuir sentido à vida por nós mesmos."

 

Luiz Felipe Pondé, A era do ressentimento