Deus já não interessa?

15/09/2021 13:50

“Em alguns, a indiferença é fruto de um conflito religioso vivido às vezes em segredo; sofreram medos ou experiências frustrantes; não guardam boas recordações do que viveram quando crianças ou adolescentes; não querem escutar falar de Deus, pois lhes machuca; defendem-se esquecendo-o.

A indiferença de outros é mais resultado de circunstâncias diversas. Saíram do pequeno povo e hoje vivem de maneira diferente em um ambiente urbano; casaram-se com alguém pouco sensível ao religioso e mudaram de costumes; separaram-se de seu primeiro cônjuge e vivem em uma situação de casal “não abençoado” pela Igreja. Não é que estas pessoas tenham tomado a decisão de abandonar Deus, mas de fato suas vidas vão se distanciando dele.

Há ainda outro tipo de indiferença encoberta pela piedade religiosa. É a indiferença dos quais se acostumaram a viver a religião como uma “prática externa” ou uma “tradição rotineira”. Todos temos de escutar a queixa de Deus. Jesus nos recorda com as palavras proferidas do profeta Isaías: ‘Este povo me honra com os lábios, porém seu coração está distante de mim’.”

 

Artigo Deus já não interessa?, do teólogo José Antonio Pagola, publicado na revista IHU Online de 24/08/2021