As fontes da ciência

20/05/2016 13:04

"Se fosse preciso eleger o 'pai' da ciência moderna, teria de ser Galileu Galilei. Suas contribuições vão desde a criação e adoção do formalismo do método científico até o desenvolvimentop de instrumentação, passando por descobertas fantásticas e pela popularização do conhecimento."

"O naturalista francês Lamarck propês, em 1809, pela primeira vez um mecanismo claro para o processo evolutivo - a herança de caracterísitcas herdadas, também conhecida como teoria do usos e desuso. Ela sugeria que os organismo evoluíam de acordo com seu comportamento, que induzia a transformações neles mesmos que então eram passadas às gerações futuras. Exemplo clássico: a girafa que, ao esticar o pescoço para alcançar as folhas mais altas das árvores, acaba alongando-o e depois transmitindo a característica à próxima geração. Ao ouvir essas ideias, Darwin lembrou-se imediatamente dos escritos de seu avô Erasmus sobre a evolução."

"Em busca de alguma medida de compreensão da mente humana, Freud bebeu de muitas fontes. Era um leitor entusiasta do filósofo Friedrich Nietzsche e sempre leu William Shakespeare em inglês. Não há dúvida de que essas foram duas fontes importantes a moldar o pensamento de Sigmund."

 

Salvador Nogueira, 25 grandes gênios da humanidade